Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz debate regulamentação da cannabis medicinal no Brasil

No dia 4 de abril de 2014, a Justiça brasileira autorizou pela primeira vez a importação de um remédio a base da planta | Imagem: Vecteezy

O evento, que acontece de forma remota e gratuita, será realizado no dia 18 de setembro pelo Youtube da instituição

No próximo dia 18 de setembro, às 14h, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), promoverá um debate sobre o “Panorama da regulação de cannabis para uso medicinal no Brasil”. Coordenado pela pesquisadora Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro, do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), o evento acontecerá de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no YouTube.

O debate contará com a participação de especialistas como Cláudia Du Bocage Santos Pinto, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Maíra Ribeiro de Souza, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Rosana Elisa Pinho, do Departamento de Justiça do Ministério da Saúde (DJUD/MS). O encontro promete explorar as questões complexas que envolvem a regulamentação da cannabis medicinal, em um cenário marcado por aumento na demanda e desafios regulatórios.

Atualmente, o Brasil enfrenta um panorama crescente de gastos públicos com produtos à base de cannabis, que já ultrapassaram R$ 150 milhões. Esse aumento se reflete também no número de produtos autorizados para importação, que já somam mais de 500 itens, provenientes de diversos países. Contudo, a regulamentação ainda apresenta lacunas, o que compromete a qualidade de evidências para determinadas indicações, e abre espaço para um mercado que, por vezes, não atende de forma adequada aos interesses sanitários.

O evento faz parte das atividades regulares do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (CEENSP), um espaço estratégico para a troca de conhecimentos e reflexões científicas voltadas à saúde pública. O CEENSP é reconhecido por promover o diálogo entre pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde, abordando temas cruciais para o desenvolvimento do sistema de ciência e tecnologia no Brasil.

Serviço:

Evento: Panorama da regulação de cannabis para uso medicinal no Brasil
Data: 18 de setembro
Horário: 14h
Local: Transmissão pelo canal da ENSP/Fiocruz no YouTube
Coordenação: Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro (NAF/ENSP)
Palestrantes: Cláudia Du Bocage Santos Pinto (UFMS), Maíra Ribeiro de Souza (Anvisa), Rosana Elisa Pinho (DJUD/MS)
Acesso: Gratuito e aberto ao público

NDMCI

Compartilhe este artigo e ajude a difundir a informação e combater o preconceito contra a Cannabis medicinal, que pode melhorar a qualidade de vida de milhares de pacientes brasileiros.

Quer se consultar com um especialista para falar sobre o tratamento com canabidiol? Você pode agendar neste link e realizar uma consulta.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também

Seja um médico parceiro

Enviar mensagem
Olá
Podemos ajudá-lo?